Veja como repercutiu aqui dentro e lá fora o discurso do Santo Padre na imprensa. Estas são só algumas das matérias que foram publicadas hoje. Parabéns aos nossos bispos que ficaram firmes nos orientando. E aos católicos que multiplicaram e continuam dando a conhecer, via internet, panfleto ou bate papo, a Voz dos nossos Pastores.
Papa cobra ação de Bispos do Brasil contra o aborto
Folha de São Paulo
O papa Bento 16 afirmou a religiosos que o visitaram no Vaticano que é dever dos bispos intervir na campanha política para condenar o aborto -cuja descriminalização, segundo ele, é traição a ideais democráticos. Segundo Bento 16, a igreja tem o "dever de emitir juízo moral, mesmo em matérias políticas", e não deve temer a impopularidade.
Papa repele aborto e diz que é dever de bispos orientar fiéis em matéria política
O Estado de São Paulo
O papa Bento XVI recomendou, ontem, aos bispos brasileiros, ao condenar a descriminalização do aborto e da eutanásia, que lembrem aos cidadãos "o direito, que é também um dever, de usar livremente o voto para a promoção do bem comum". Os bispos, ressaltou, "têm o grave dever de emitir um juízo moral, mesmo em matérias políticas", sempre que os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas o exigirem.
Pressão de Bispos da certo e Papa interfere na eleição
O Globo
Às vésperas da eleição presidencial, o Papa Bento XVI criticou as propostas de descriminalização do aborto – tema recorrente na campanha – e, em discurso para bispos brasileiros, disse que o episcopado do país tem o dever de emitir juízo moral sobre temas políticos
Papa pede que Bispos orientem o voto dos católicos no Brasil
O Estado de Minas
Num encontro com 14 bispos do Maranhão no Vaticano, o papa Bento XVI disse que os sacerdotes têm o dever de emitir juízos morais sobre a política quando estiverem se dirigindo aos fiéis. Sem se referir diretamente às eleições brasileiras, o pontífice conclamou os religiosos a pregar contra o aborto. Ao comentar as declarações de Bento XVI, José Serra afirmou que é bom que o mundo ouça essa defesa da vida. Para Dilma Rousseff, a posição do papa deve ser respeitada.
Manifestação do Papa sobre aborto pauta aos presidenciáveis
Zero Hora
Na semana em que o Brasil respira eleição, um discurso do papa Bento XVI nesta quinta-feira acerca do aborto retomou uma pauta dominante do início do segundo turno. Dirigindo-se a 15 bispos brasileiros no Vaticano, o pontífice afirmou que os religiosos têm o dever de emitir juízos morais, mesmo em questões políticas. Apesar de não se referir diretamente ao segundo turno da eleição presidencial, a recomendação papal foi o suficiente para repercutir entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).
Bispos devem se manifestar contra o aborto inclusive na política, diz Papa
Correio Braziliense
Os padres têm o dever de emitir um julgamento moral, inclusive na política, quando assim exigem os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação da alma, declarou nesta quinta-feira (28/10) o Papa Bento XVI aos bispos brasileiros, três dias antes do segundo turno da eleição presidencial no país
A corrosão lenta e gradual da democracia, os cúmplices barulhentos e os silenciosos cúmplices
Revista Veja. Blog de Reinaldo Azecedo
Foi a mensagem do papa Bento 16 transmitida ontem a bispos brasileiros. Quando é que a democracia começa a correr riscos? Quando agressões à ordem constitucional e à liberdade de expressão são praticadas sem a devida reação daqueles que têm a obrigação política e moral de defender os pilares da democracia e do estado de direito.
Lá fora...
Papa entra en la campaña electoral de Brasil
El País, Espanha.
A tres días de las presidenciales brasileñas para elegir al sucesor del presidente Luiz Inácio Lula da Silva, en una campaña fuertemente dominada por las polémicas de orden religioso, el Papa Benedicto XVI ha echado hoy fuego en la hoguera con un discurso en el Vaticano en el que exige a los obispos que orienten a los fieles "con un juicio moral en los temas políticos". Este mensaje podría influir en el voto del domingo.
Papa irrumpe en la campaña electoral de Brasil
La Nación, Argentina
El Papa irrumpe en la campaña electoral de Brasil. Cuando faltan sólo tres días para el ballottage en Brasil, un llamado del Papa a los obispos a que se expresen en contra del aborto amenazó ayer con reinstaurar en la campaña el polémico tema que tanto dañó en la primera vuelta la candidatura de la oficialista Dilma Rousseff, favorita a suceder a Luiz Inacio Lula da Silva.
Declaración del Papa reabre polémica sobre aborto en Brasil
El Informador, México
Una declaración del Papa diciéndoles a los obispos brasileños que tienen el deber de expresarse contra el aborto devolvió el polémico tema religioso a la campaña presidencial de Brasil, a tres días de la elección que definirá al sucesor de Luiz Inacio Lula da Silva.
Os bispos têm o grave dever de emitir um juízo moral, mesmo em matérias políticas, afirma o Papa
Aciprensa e Acidigital
Em seu discurso aos prelados do Regional Nordeste V da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), o Papa Bento XVI precisou que quando “os direitos fundamentais da pessoa”, tal como o direito à vida ante o aborto, “ou a salvação das almas o exigirem”, os bispos “têm o grave dever de emitir um juízo moral, mesmo em matérias políticas".
.