Apresentamos aqui uma Declaração sobre as Eleições da Regional Sul 1 da CNBB, divulgada na noite do dia16 de outubro passado. O texto foi publicado no site da entidade ainda quando os Bispos vinculados a esse organismo encontravam-se reunidos em Itaici, São Paulo, na 32ª Assembléia das Igrejas Particulares do Regional, que iniciou na sexta feira 15 e terminou o domingo 17.
Durante a assembléia, onde não se encontravam só Bispos mas também sacerdotes e alguns dos chamados "agentes de pastoral", entre diversos temas abordados, tratou-se especificamente sobre o "Apelo a todos os brasileiros e brasileiras" e a correspondente nota da Comissão Episcopal Representativa do Regional, com data 26 de agosto do presente ano.
Naquela Nota, a Presidência convidava a dar uma "ampla difusão" ao "Apelo", e fazia isto sem atribuir-se a autoria do texto recomendado, nem afirmando falar em nome de toda a CNBB, e sim, fazendo uso das atribuições que lhe são próprias. Isto, pode se ler no próprio texto.
A nova Declaração da Regional, assinada de novo pelo próprio Presidente da entidade, Sua Excelência Dom Nelson Westrupp, Bispo da Dioceses de Santo André, nos causa, como católicos, diversos sentimentos, e entre eles, perplexidade.
Ela, sem mencionar nominalmente o "Apelo", assina embaixo o mito de que o texto foi instrumentalizado e manipulado. Pelo menos não foi pelos milhares de católicos que acolheram seu convite ao longo de todo o país, para surpresa de muitos dos nossos Pastores.
Ao dizer que desaprova a instrumentalização de suas Declarações e Notas, perguntamos, como ficam, então, os católicos que livre e espontaneamente, de norte a sul, reproduziram e divulgaram o documento?
A nova Declaração do Regional, assim como a última Nota oficial da CNBB, é usada, hoje por políticos, para desautorizar tanto o conteúdo quanto a livre distribuição do referido documento. Isso sim, acreditamos, trata-se instrumentalização e manipulação, de quem sente-se atingido pela divulgação de fatos irrefutáveis e objetivos.
Caríssimos senhores Bispos, como desejam que entendamos, e acolhamos a nova Declaração? Reconhecemos em Vossas Excelências o mistério da sucessão Apostólica, contam com nosso filial afeto e com a devida obediência no âmbito da sua autoridade. Mas, permita-nos confiar-lhes, temos medo de que a presente declaração seja produto das diversas pressões que sabemos que V. Exas. sofrem, das ameaças veladas ou explicitas que alguns de vocês tem recebido, das incomprensões e acusações das que são objeto, vindas, inclusive, de seus próprios irmãos.
Amados Pastores, "não tenham medo" ( Lc 24,5), o rebanho está junto sempre daqueles a quem reconhecem como Bom Pastor, porque as ovelhas sabem quem dá a vida por elas (Jo 10, 11).
Por filial respeito aos Bispos do Regional Sul 1 que concordaram com o texto - pois sabemos que não teve unanimidade- publicamos aqui a nota na íntegra.
Mas por ser este um instrumento, que nós, leigos, assumimos sob nossa própria responsabilidade sem adjudicamos falar em nome da Igreja, sentimos a liberdade de mantermos neste blog o "Apelo", já que fica claro que tal documento não fala em nome da CNBB como um todo, e que os dados ali contidos referem-se a fatos concretos, verdadeiros e objetivos.
Não consideramos que estejamos instrumentalizado a Igreja, nem manipulando a Voz dos Pastores. Portanto, continuaremos divulgando-o e convidamos a aqueles católicos que julguem, em consciência, importante dar a conhecer esses fatos, a continuar, com os pobres meios próprios, divulgando-o o mais amplamente possível.
Os Editores.
Declaração sobre as Eleições
do Conselho Episcopal Regional Sul 1 da CNBB
do Conselho Episcopal Regional Sul 1 da CNBB
Os bispos católicos do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), do Estado de São Paulo, em sintonia com a Declaração sobre o momento político nacional, da 48ª Assembleia Geral da Conferência (Brasília, maio de 2010), esclarecem que não indicam nem vetam candidatos ou partidos e respeitam a decisão livre e autônoma de cada eleitor.
O Regional Sul 1 da CNBB desaprova a instrumentalização de suas Declarações e Notas e enfatiza que não patrocina a impressão e a difusão de folhetos a favor ou contra candidatos.
Reafirma, outrossim, as orientações quanto a critérios e princípios gerais a serem levados em conta no discernimento sobre o momento político, já oferecidos pela 73ª Assembleia Geral do Regional Sul 1 (Aparecida, junho de 2010), expressos na Nota Votar bem.
Recomenda, enfim, a análise serena e objetiva das propostas de partidos e candidatos, para que as eleições consolidem o processo democrático, o pleno respeito aos direitos humanos, a justiça social, a solidariedade e a paz entre todos os brasileiros.
Indaiatuba (Itaici), SP, 16 de outubro de 2010.
Dom Nelson Westrupp
Presidente do Conselho Episcopal Regional Sul 1
e
Bispos do Regional Sul 1